Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2011

EXAME DE SAGUE DETECTA CÉLULAS CANCERÍGENAS

Um novo exame, ainda em fase de testes, conta e analisa células cancerígenas no sangue. Assim, uma única célula anormal na corrente sanguínea pode ser detectada entre um milhão de outras saudáveis. A descoberta é dos médicos americanos do Hospital Geral de Massachusetts, aumentará a eficácia do tratamento usado contra tumores e poderá ajudar também nos diagnósticos. Hoje, os métodos tradicionais para chegar ao avanço da doença (ressonância magnética, tomografia e ultrassom) só detectam mudanças a cada dois ou quarto meses. Com o teste de sangue a testagem poderá ser feita em dias.
                                                                                                                                                            (Revista Isto é, 2011)

GIARDIA - O PARASITA SORRIDENTE

A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pela Giárdia Lamblia um parasita unicelular, frequente entre as crianças e nos locais onde as condições sanitárias são difíceis.


        A giárdia apresenta duas formas:
 O trofozoíto: tem formato de pêra, mede 20µm de comprimento por 10µm de largura, possui um disco suctorial, quatro pares de flagelos que se originam de blefaroplastos.
O cisto: é oval ou elipsóide, medindo cerca de 12µm de comprimento por 8µm de largura, no seu interior encontram-se dois a quatro núcleos e um numero variável de fibrilas. Podem sobreviver pelo menos dois meses no meio ambiente.
A via normal de infecção é a ingestão de cistos maduros que podem ser transmitidos por águas e alimentos contaminados, de pessoa a pessoa, por meio das mãos contaminadas, por contatos homossexuais e por contato com animais domésticos infectados.

Os pacientes podem apresentar-se assintomáticos ou sintomaticamente. Os que se enquadram na segunda opção irão apresentar um quadro de diarréia aguda e autolimitante ou diarréia persistente, com evidência de má absorção e perda de peso. Em indivíduos não-imunes, isto é, na primoinfecção, a ingestão de um elevado número de cistos é capaz de provocar diarréia do tipo aguda, explosiva, de odor fétido, acompanhada de gases com distensão dores abdominais. Muco e sangue aparecem raramente nas fezes.
Os mecanismos pelos quais a Giárdia torna- se patogênica causando os sintomas acima citados, é alteração na arquitetura do intestino causando atrofia parcial ou total das vilosidades, assim como também o atapetamento da mucosa por um grande numero de trofozoítos impedindo a absorção de alimentos.


Para evitar a contaminação com a Giárdia, recomenda- se, medidas de higiene pessoal ( lavar as mãos), destino correto de fezes (fossas, rede de esgoto), proteção dos alimentos e tratamento da água.


NOVA LEI PARA A REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Uma nova resolução do Conselho Federal de Medicina promete modernizar a utilização da reprodução assistida no Brasil. Com a publicação no “Diário Oficial” da União, ficou estabelecido que:
·         Casais gays podem usar técnicas em que o embrião é fertilizado no laboratório;
·         Será autorizado o uso de gametas ou embriões congelados no caso da morte de um dos genitores, desde que exista autorização previa com registro em cartório;
·         A doação de gametas ou mesmo do útero temporariamente não pode ter caráter comercial;
·           Fica proibido implantar e depois retirar parte dos embriões do útero;

     

Comparando para entender...

    A relação parasito-hospedeiro, no contesto da adaptação e evolução pode ser comparada a seguinte situação:
      Uma carioca, recém-formada, baladeira, que ama a praia, anda quase nua, ganhou um estágio importantíssimo no Afeganistão, recusá-lo seria uma verdadeira tragédia, pois, além de ser muito bem renumerado lhe trará inúmeros benefícios profissionais e solucionará seus problemas financeiros. Porém, para assumir sua vaga ela teria de mudar-se para o Afeganistão... Como nada é tão ruim que não possa ficar pior, ela teria que transformar praticamente todo o seu perfil e se adaptar a novas rotinas, cultura, hábitos e tradições.
     È basicamente isso que ocorre com os parasitas (parasita = a carioca).Para sobreviverem "dignamente", eles precisam de um hospedeiro que lhe forneçam possibilidades de vida (Afeganistão = hospedeiro,estágio = possibilidade de vida).Ao parasitarem esse hospedeiro poderão ser identificados como seres estranhos causando um confronto com o sistema imunológico (defesa do hospedeiro = cidadãos, policiais...), podendo resultar na sua expulsão ou na morte de ambos.Para evitar que isso aconteça o parasita, muda seu grau de patogenicidade, modificando sua forma de viver, adaptando-se ao hospedeiro (patogenicidade = roupas, hábitos,comportamentos, alimentação...).
  Caso essa evolução não ocorra, não existirá uma adaptação, portanto o parasita (e a carioca) irá causar danos ao seu hospedeiro, tornando inviável a sua sobrevivência naquele habitat.