AMEBÍASE é a infecção produzida por Entamoeba Histolytica.Quando o parasita não penetra na mucosa intestinal, denominamos amebíase intestinal; os casos em que ela penetra na mucosa e atinge outros tecidos chamamos de amebíase extra –intestinal.
AMEBIASE INTESTINAL
Ela pode apresentar-se:
· Forma assintomática
Constitui a grande maioria dos casos de amebíase, são completamente assintomáticas e a infecção é detectada pelo encontro de cisto no exame de fezes.
· Forma sintomática
É conhecida também como colite ou disenteria amebiana.
A colite- não disentérica se manifesta por duas a quatro evacuações, diarréicas ou não, por dia, com fezes moles ou pastosas, às vezes contendo muco ou sangue. Pode apresentar dores abdominais. Raramente a manifestação febril.
A disenteria aparece mais freguentemente de modo agudo, acompanhada de cólicas intestinais, diarréia, com evacuações mucossanguinolentas, acompanhadas de tenesmo ou tremores de frio.
As complicações mais comuns da amebíase intestinal são: perfurações e peritonite, hemorragias, colites pos - disentéricas e mais raramente, estenose, apendicite e ameboma.
AMEBIASE EXTRA-INTESTINAL
Ocorre quando os trofozoítos invadem a submucosa, multiplicando-se ativamente no interior das ulceras e podem, através da circulação porta, atingir outros órgãos, como o fígado e posteriormente, o pulmão, rim, cérebro ou pele. O abscesso amebiano no fígado é a forma mais comum da amebíase extra-intestinal.As principais manifestações clinicas do abscesso hepático amebiano são representados pela tríade: dor,febre e hepatomegalia.
Os abscessos pulmonares e cerebrais são raros.Ela caracteriza-se por presença de anticorpos especificas no soro.