Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ASCARIS LUMBRICOIDES

EM UM REINO DISTANTE, UM SÁBIO CONTOU A SEQUINTE HISTÓRIA PARA OS SEUS FIÉIS SEQUIDORES:



     ERA UMA VEZ, UM FASCINANTE SER CHAMADO ASCARIS LUMBRICOIDES, CONHECIDO TRADICIONALMENTE NA NOSSA PROVÍNCIA COMO LOMBRIGA, ELE HABITA O INTESTINO DELGADO DO HOMEM, TEM PREFERÊNCIA POR CRIANÇAS MENORES DE 12 ANOS, É UM HELMITO COSMOPOLITA E, ASSIM COMO A MAIORIA DAS FAMÍLIAS, A SUA É FORMADA POR UM MACHO E UMA FÊMEA.
       
COMO PRATICAMENTE TODAS AS MULHERES, AS FÊMEAS SÃO MAIS ROBUSTAS QUE OS MACHOS, POSSUEM DOIS OVÁRIOS FILIFORMES E ENOVELADOS, DOIS ÚTEROS, E UMA ÚNICA VAGINA. OS MACHOS POR SUA VEZ, MEDEM CERCA DE 20 A 30 CM DE COMPRIMENTO, APRESENTAM UM TESTÍCULO FILIFORME E ENOVELADO, UM CANAL DEFERENTE E UM CANAL EJACULADOR QUE SE ABRE NA CLOACA.
        SÃO OVIPOROS E SEUS OVOS PODEM SER ENCONTRADOS EM TRÊS ESTÁGIOS:
OVO FÉRTIL ANEMBRIONADO
OVO FÉRTIL EMBRIONADO
OVO INFÉRTIL
A LARVA DO ASCARIS LUMBRICOIDES PASSA POR CINCO FASES:
L1 e L2-LARVAS JOVENS, NÃO GERAM INFECÇÃO (RABDITOIDES).
L3- LARVA INFECTANTE (FILARIODE)
L4 e L5- ESSAS FASES SE DIFERENCIAM DENTRO DO HOSPEDEIRO

     A ASCARIS PODE PRODUZIR CERCA DE 200.000 OVOS POR DIA. A DURAÇÃO MEDIA DE VIDA DOS VERMES ADULTOS É DE 12 A 24 MESES. QUANDO OS OVOS EMBRIONADOS ENCONTRAM UM MEIO FAVORÁVEL, PODEM PERMANECER VIÁVEIS E INFECTANTES DURANTE ANOS.
    A MAIORIA DOS PORTADORES SÃO ASSINTOMATICOS, POREM O CONTATO CONTÍNUO COM OS OVOS PODE FAVORECER O SURGIMENTO DOS SINTOMAS, QUE SE CARACTERIZAM POR DIARREIA, DOR ABDOMINAL, NAUSEAS E ANOREXIA. QUANDO HÁ UM GRANDE NÚMERO DE VERMES, PODE OCORRER OBSTRUÇÃO INTESTINAL.
     ELE PODE SER TRANSMITIDO PRINCIPALMENTE ATRAVES DA INGESTÃO DE OVOS EMBRIONADOS INFECTANTES.
     E POR INCRIVEL QUE PAREÇA ELES FAZEM SEXO!!!!!!! (da maneira deles é claro).



Nenhum comentário:

Postar um comentário